Trabalhadores podem usar saldo do FGTS para quitar dívidas a partir de 25 de maio
Já no dia 26 de maio, mais de 10,5 milhões de trabalhadores receberão em suas contas valores residuais que foram liberados pela Medida Provisória de 23 de dezembro de 2025.
14/05/2026
|
10:48
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A partir de 25 de maio, os trabalhadores vão poder consultar o saldo do FGTS disponível para uso no programa Novo Desenrola. A iniciativa permite utilizar até 20% do saldo do Fundo de Garantia, ou até mil reais — o que for maior — para renegociar dívidas em atraso.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), depois da consulta, as instituições financeiras vão ter até 30 dias para formalizar os contratos e registrar as informações junto à Caixa Econômica Federal. Após a validação, o valor será transferido diretamente para o banco responsável pela renegociação. A expectativa do governo federal é que até 8 bilhões e 200 milhões de reais do FGTS sejam usados no programa.

Outra medida anunciada é o saque complementar do FGTS para trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e foram demitidos sem justa causa entre 2020 e 2025. O pagamento vai ser feito no dia 26 de maio para mais de 10 milhões de trabalhadores. Os depósitos vão ser realizados automaticamente nas contas cadastradas no aplicativo do FGTS.

Permanecem bloqueados apenas os valores vinculados à antecipação do saque-aniversário contratada junto aos bancos. O Ministério do Trabalho e Emprego alerta que, antes do dia 25, os valores a serem creditados aos trabalhadores podem deixar de aparecer temporariamente no saldo do FGTS por causa do processamento das operações.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade