Termina nesta sexta-feira (6) chamada pública para Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Censo Demográfico de 2022, do IBGE, mostrou que cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não estão alfabetizados. Mais de 57 milhões estão no meio urbano e 15 milhões, no meio rural .
06/09/2024
|
08:52
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Termina nesta sexta-feira, 6 de setembro, a chamada pública do Ministério da Educação (MEC) para a Educação de Jovens Adultos (EJA). A campanha é uma das estratégias previstas no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos para estimular a volta aos estudos dessa parcela da população que não frequentou a escola ou que precisou abandonar os estudos.

O Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não estão alfabetizados. Mais de 57 milhões estão no meio urbano e 15 milhões, no meio rural . No entanto, ainda há 1.008 municípios que não ofertam Educação de Jovens e Adultos, segundo o Censo Escolar 2023.

Para superar essa realidade e garantir os direitos educacionais de jovens, adultos e idosos, a campanha está sendo realizada em parceria com as redes de ensino de todo o Brasil e com a sociedade em geral.

A chamada não apenas identifica potenciais estudantes, mas também coordena ações entre o Poder Público e a sociedade civil para promover uma educação inclusiva e equitativa.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin