Termina nesta sexta-feira, 6 de setembro, a chamada pública do Ministério da Educação (MEC) para a Educação de Jovens Adultos (EJA). A campanha é uma das estratégias previstas no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos para estimular a volta aos estudos dessa parcela da população que não frequentou a escola ou que precisou abandonar os estudos.
O Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não estão alfabetizados. Mais de 57 milhões estão no meio urbano e 15 milhões, no meio rural . No entanto, ainda há 1.008 municípios que não ofertam Educação de Jovens e Adultos, segundo o Censo Escolar 2023.
Para superar essa realidade e garantir os direitos educacionais de jovens, adultos e idosos, a campanha está sendo realizada em parceria com as redes de ensino de todo o Brasil e com a sociedade em geral.
A chamada não apenas identifica potenciais estudantes, mas também coordena ações entre o Poder Público e a sociedade civil para promover uma educação inclusiva e equitativa.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin