Nesta sexta-feira, dia 2, o ciclo de plenárias do Plano Clima Participativo estará no Centro de Convenções de Teresina, na capital piauiense, para o terceiro de oito encontros presenciais.
Nessa planária, o tema será o bioma Caatinga, único exclusivamente brasileiro. O debate ocorre das 14h às 17h.
De acordo com o governo federal, as reuniões têm o objetivo de engajar a sociedade no envio de propostas e informar sobre as etapas da elaboração da estratégia que vai guiar a política climática do país até 2035.
A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Os dois pilares principais são: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças climáticas.
O lançamento do ciclo de plenárias foi em Brasília, no dia 30 de julho. Na quinta-feira, 1° de agosto, o tema foi o Sistema Costeiro-Marinho, na capital pernambucana, Recife. Depois da Caatinga, em Teresina, os próximos temas serão: Amazônia, na capital amapaense, Macapá; Cerrado, em Imperatriz (MA); Pantanal, em Campo Grande (MS); Mata Atlântica, na capital São Paulo; e Pampa, em Porto Alegre, capital gaúcha.
Quase 8 mil participantes já interagiram com o processo do Plano Clima por meio de plataforma online.
A ferramenta pode ser acessada no site: brasilparticipativo.presidencia.gov.br
No link, qualquer pessoa pode cadastrar ideias, além de votar e comentar as contribuições enviadas por outros participantes. O prazo para a participação foi prorrogado até o dia 26 de agosto.
No mesmo endereço é possível se inscrever para participar das plenárias. Os eventos também vão ser transmitidos ao vivo pelo canal da Secretaria-Geral da Presidência da República no Youtube, em @SGPR.
Da agência Rádio Gov, em Brasília
Ariane Póvoa