O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (13) o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo. A remessa de 11.978 unidades desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e integra um investimento de R$ 159 milhões para atender 100% da demanda pelo tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
O medicamento, indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após quimioterapia inicial, amplia as opções de tratamento e melhora a perspectiva de controle da doença e qualidade de vida. De acordo com o Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, a terapia pode reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes e representa um avanço para a oncologia nacional.
Vão ser quatro lotes ao todo, com as próximas entregas previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. O SUS negociou o medicamento com preços cerca de 50% abaixo do mercado, garantindo economia de aproximadamente R$ 165 milhões. A distribuição vai ser feita às secretarias estaduais de saúde, que vão seguir os protocolos clínicos vigentes.
O Ministério ampliou a faixa etária para mamografia, agora disponível para mulheres a partir dos 40 anos, para reforçar o diagnóstico precoce. Além disso, 28 carretas (confira detalhes da distribuição regional das carretas) do programa Agora Tem Especialistas iniciaram atendimentos voltados à saúde da mulher em regiões com baixo acesso a serviços especializados, realizando consultas, exames e biópsias para milhares de pacientes em 20 estados.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.