SUS passa a oferecer novas opções hormonais para tratamento da endometriose
Mulheres com a doença agora vão ter acesso a DIU hormonal com Levonogestrel e anticoncepcional Desogestrel.
09/07/2025
|
17:40
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Mulheres com endometriose vão ter duas novas opções de tratamento de base hormonal no SUS, o Sistema Único de Saúde. Recém-incorporados na rede pública pelo Ministério da Saúde, o SUS agora vai oferecer o DIU hormonal com Levonogestrel e o anticoncepcional Desogestrel.

O DIU libera hormônio no útero e precisa ser trocado a cada cinco anos. É para mulheres com contraindicação de contraceptivos orais. Já o desogestrel é um anticoncepcional que bloqueia a ovulação e o crescimento do endométrio fora do útero. Pode ser usado já no início do tratamento, até mesmo antes de exames confirmarem o diagnóstico.

A endometriose é uma doença ginecológica crônica, que causa cólica menstrual intensa; dor pélvica crônica; infertilidade; além de queixas intestinais e urinárias. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a endometriose afeta cerca de 10% das mulheres e meninas em idade reprodutiva no mundo todo, o que representa mais de 190 milhões de pessoas.

No Brasil, o SUS oferece atendimento integral a pacientes com a doença, com tratamento clínico e cirúrgico. A Atenção Primária registrou no último ano mais de 144 mil atendimentos relacionados à doença

Com supervisão de Luciana Vasconcelos, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.