O Ministério da Saúde vai oferecer dois novos medicamentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar a doença falciforme. A alfaepoetina é indicada para pacientes que apresentam declínio da função renal e piora do quadro de anemia. O outro medicamento é a hidroxiureia, na apresentação de 100 mg para pacientes com pelo menos 9 meses de idade, e ampliação da apresentação de 500 mg para pacientes com 9 a 24 meses, sem sintomas e complicações. Os medicamentos devem estar disponíveis em até 180 dias após a incorporação no SUS.
A doença falciforme é a enfermidade genética com maior prevalência no país e no mundo, com alta concentração de diagnósticos e óbitos em pessoas pardas e pretas. Pessoas com a doença podem enfrentar crises de dor, icterícia, anemia, infecções, acidente vascular encefálico, complicações renais e oculares, entre outros sintomas.
Em recém-nascidos, a doença é detectada no teste do pezinho. Quem ainda não tem diagnóstico pode realizar o exame de sangue chamado eletroforese de hemoglobina, que é disponibilizado na rede pública para toda a população. A doação de sangue é também uma opção de rastreio.
O SUS oferece cerca de 150 serviços de atenção ambulatorial especializada, com tratamentos curativos da doença, medicamentos, exames de sangue e imagem, além de consultas.
Da Agência Rádio GOV, em Brasília, Renata Martins.
Áudio Release BNDES
Boletim BRICS Brasil
Boletim COP30 Brasil
Boletim do Bolsa Família
Boletim do MDS
Boletim dos Jogos Olímpicos
Boletim dos Jogos Paralímpicos
Boletim G20
Boletim G20 - English
Boletim G20 - Español
Boletim G20 - Guarani
Boletim Brasil a todo vapor
Boletim MEC
Boletim Povos Indígenas
Boletim Sintonia
Brasil Contra Fake
Caixa Notícias
Conexão Energia
Direto do Planalto
É Notícia
Minuto Ciência
Minuto IBGE
Notícias da Fazenda
Notícias da Gestão
Boletim de Notícias do MIR - Ministério da Igualdade Racial
Planejamento em Pauta
Som da Indústria
SUS inclui dois novos medicamentos para a doença falciforme
A alfaepoetina e a hidroxiureia devem estar disponíveis em até 180 dias após a incorporação.
26/07/2024
|
17:45
Ouça na íntegra:
Download
transcrição