SUS bate novo recorde de transplante de órgãos em 2024
Foram mais de 14 mil transplantes no primeiro semestre deste ano; rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão são os órgãos mais doados em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde.
10/09/2024
|
17:50
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Foram realizados 14.352 transplantes, entre janeiro e junho deste ano. Número maior que o do ano passado, quando foram registrados 13.900 procedimentos durante o mesmo período. Os órgãos mais doados foram rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além da córnea e medula óssea.

O Sistema Nacional de Transplantes é o maior programa público do mundo, responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no Brasil. Cerca de 88% do financiamento é custeado pelo SUS, que atualmente conta com 728 estabelecimentos habilitados para a realização de transplantes em todos os estados.

Em 2023, foram repassados mais de R$ 1 bilhão para o custeio de procedimentos de doação e transplantes. E até junho deste ano, o Ministério da Saúde já investiu R$ 718 milhões nos atendimentos.

Para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, a pasta iniciou a campanha ‘Setembro Verde’.

Em abril deste ano, o órgão se tornou parceiro do Conselho Nacional de Justiça e do Cartório Notarial do Brasil em uma iniciativa que permite a autorização para doação de órgãos e tecidos por meio de uma plataforma eletrônica. Para manifestar interesse, basta se registrar no aplicativo ou no site https://www.aedo.org.br

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.