Observatório Nacional: Superlua brilhará nesta quinta-feira (17)
A lua cheia parecerá maior e mais brilhante, porque estará no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamado perigeu; fenômeno pode ser observado em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável.
16/10/2024
|
20:17
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Nesta quinta-feira, 17 de outubro, o céu exibe mais uma Superlua. O fenômeno pode ser observado em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável. A lua cheia parecerá maior e mais brilhante. Isso acontece porque ela estará no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamado perigeu.

Para se ter uma ideia, a Lua fica, em média, a 384 mil quilômetros de distância da Terra. No episódio da Superlua, essa distância cai para 357 mil quilômetros.

De acordo com o Observatório Nacional, o termo "superlua" não possui uma base científica, porque há divergências entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à Terra que define o fenômeno.

A Superlua aparece de uma a seis vezes por ano. Em 2024 ocorreu em 19 de agosto e, além desta quinta-feira, ainda tem previsão de ocorrer pela última vez no ano no dia 15 de novembro. Então fique atento e não deixe de contemplar essa Lua brilhante!

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.