Sistema para devolução de tributos pagos por pequenos exportadores já está disponível
Micro e pequenas empresas exportadoras, inclusive as optantes pelo Simples Nacional, poderão, a partir desta terça-feira (14), apresentar pedidos para devolução de tributos pagos na cadeia produtiva de suas vendas externas, no âmbito do Programa Acredita Exportação. Pedidos poderão ser apresentados para compensar pagamento de tributos federais ou obter ressarcimento.
14/10/2025
|
09:57
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O governo federal disponibilizou, nesta terça-feira (14), o sistema para devolução de tributos pagos por micro e pequenas empresas exportadoras, dentro do Programa Acredita Exportação. A medida permite que os empresários peçam a restituição de 3% do valor exportado, que pode ser usada para abater tributos federais ou receber o valor em dinheiro.

O primeiro período de referência abrange as vendas feitas entre agosto e setembro deste ano. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o objetivo é reduzir custos e aumentar a competitividade dos pequenos negócios no comércio exterior.

Em 2024, o Brasil teve mais de 11 mil pequenas empresas exportadoras, número que dobrou em dez anos. O sistema eletrônico da Receita Federal foi atualizado para receber automaticamente os pedidos de compensação ou ressarcimento.

A Receita lembra que pode revisar as solicitações em até cinco anos, para garantir segurança e transparência no processo. Consulte mais informações em gov.br/siscomex

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo