O volume de serviços do país cresceu 1,0% em setembro deste ano, na comparação com agosto.
Com isso, o setor renova o ponto mais alto da série, superando em 0,6% o antigo patamar mais elevado, registrado em julho.
Além disso, o volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em setembro quatro das cinco atividades e 16 das 27 unidades da federação pesquisadas mostraram expansão frente ao mês anterior.
A atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares foi a maior influência positiva sobre o índice no mês.
Na comparação com setembro de 2023, na série sem ajuste sazonal, o volume de serviços cresceu 4,0%. O acumulado no ano chegou a 2,9% frente ao mesmo período de 2023 e o acumulado em doze meses foi a 2,3%.
Em setembro deste ano, o índice de atividades turísticas subiu 0,5% frente a agosto. Com isso, o segmento se encontra 8,1% acima do patamar pré-pandemia e apenas 0,2% abaixo do ponto mais alto da série (fevereiro de 2014).
Essas atividades cresceram em seis dos 17 locais pesquisados, com o Rio de Janeiro dando a contribuição positiva mais relevante, 14,9%.
Os resultados completos da pesquisa podem ser consultados em: sidra.ibge.gov.br