Servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas têm até o dia 30 de abril para realizar a Validação Cadastral. O procedimento é obrigatório e garante o acesso a serviços e benefícios, além de prevenir fraudes.
A validação é feita exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR, na internet ou no aplicativo. Este ano, há uma novidade: aposentados e pensionistas que ainda não fizeram a prova de vida podem realizá-la logo após a Validação Cadastral.
O processo é simples e ocorre em quatro etapas. O usuário confirma informações pessoais e atualiza dados como telefone, e-mail e endereço. Se precisar interromper o preenchimento, é possível salvar e continuar depois. Mas atenção: quem não finalizar o processo até o prazo pode ter dificuldades para acessar serviços no SOUGOV.BR.
De acordo com o governo, a Validação Cadastral também representa uma medida de segurança fundamental para prevenir fraudes. Criminosos enviam mensagens falsas por e-mail, SMS e WhatsApp para roubar dados e dinheiro.
Nunca dê informações pessoais por telefone ou mensagens suspeitas. Em caso de dúvidas, procure a unidade de gestão de pessoas do órgão ao qual está vinculado.
Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.