Segurado do INSS já pode contestar descontos não autorizados
Beneficiários podem confirmar se autorizaram descontos associativos no app Meu INSS ou ligando para o 135. No aplicativo, basta fazer login com CPF e senha e clicar na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Se o desconto não foi autorizado, o cidadão pode registrar a contestação diretamente na plataforma. Resposta deve ser dada em até 15 dias úteis.
14/05/2025
|
09:10
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Já está disponível o serviço para contestar descontos associativos não autorizados no benefício do INSS. O segurado pode acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o telefone 135 e confirmar se autorizou ou não o desconto.

No aplicativo, basta fazer login com CPF e senha e clicar na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Se o desconto não foi autorizado, o cidadão pode registrar a contestação diretamente na plataforma. A entidade responsável vai ter até 15 dias úteis para responder.

A consulta também pode ser feita pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O INSS orienta que os melhores horários para ligar são após as 4h da tarde ou aos sábados.

Atenção: o INSS alerta para golpes. O Instituto não entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar de reembolsos. Toda comunicação oficial é feita apenas pelo aplicativo Meu INSS.

Em caso de dúvidas, consulte sempre os canais oficiais: o site gov.br/inss e as redes sociais verificadas do INSS.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé