Seca se intensifica nas cinco regiões do Brasil em junho e julho
Segundo o Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), fenômeno avançou em 15 unidades da federação; região Norte teve a situação mais severa, registrando seca extrema.
02/09/2024
|
15:12
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A seca se intensificou em 15 unidades da Federação entre os meses de junho e julho, segundo a última atualização do Monitor de Secas. No período, houve intensificação do fenômeno em todas as cinco regiões do Brasil. A região Norte teve a situação mais severa, registrando seca extrema.

Em quatro estados do Nordeste a seca voltou a ser verificada em julho.

O fenômeno ficou estável em cinco unidades da Federação e houve um abrandamento da seca apenas no estado de Roraima. Somente dois estados seguiram livres de seca em julho: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com base no tamanho do território, o Amazonas lidera a área total com seca em julho, seguido por Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. No total, entre junho e julho, o fenômeno alcançou o equivalente a 83% do território brasileiro.

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto ou longo prazo.

A ferramenta pode ser acessada pelo site monitordesecas.ana.gov.br ou pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

Da Agência Radio Gov em Brasília, Luciano Seixas