Seca no Pantanal: níveis do Rio Paraguai devem chegar a mínimas históricas
Estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil, em municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estão com cotas abaixo do esperado para o período.
09/08/2024
|
11:18
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Com chuvas abaixo da média na região do Pantanal, os níveis dos rios da Bacia do Rio Paraguai seguem em processo de descida acentuada. Em todas as estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as cotas estão abaixo do esperado para o período.

Os dados são apresentados no último boletim de monitoramento hidrológico publicado pelo órgão.

Segundo o documento, as projeções indicam que, neste ano, podem ser registradas cotas negativas em Ladário, Mato Grosso do Sul, a partir deste mês de agosto. Ainda no estado, no município de Corumbá, a cota está na marca de -80 cm, sendo que a média é de 3,66 m.

Nos municípios de Mato Grosso, o cenário também é grave. Em Barra do Bugres, Cáceres e Cuiabá o Rio Paraguai está com medições abaixo do esperado.

Na capital, contudo, os níveis do rio são regularizados pela Usina Hidrelétrica de Manso.

Desde fevereiro, o Serviço Geológico do Brasil emite alertas para o cenário de seca no Pantanal, em decorrência do déficit de chuvas na região. Além de realizar o monitoramento, o órgão também apoia os municípios com o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas, em períodos de crises hídricas.