Seca: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais de 100 municípios do Piauí e de outros estados
Municípios nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais e Rondônia também enfrentam longo período de ausência de chuvas e obtiveram o reconhecimento.
04/09/2024
|
18:49
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O período de seca continua em grande parte do país. Só no estado do Piauí, a Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quarta-feira (4), a situação de emergência em 106 cidades que sofrem pelo período prolongado de ausência de chuva. Com isso, o número de cidades com reconhecimento da situação de emergência por seca ou estiagem sobe para 115.

Na região Norte, também muito afetada pela estiagem, mais cinco municípios obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência. São eles: Tonantins, Itamarati, Humaitá e Maués, na Amazônia, e Pimenta Bueno, em Rondônia.

Em Minas Gerais, as cidades de São Romão e Setubinha também registraram seca, além de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso.

Todas as prefeituras reconhecidas pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.