O Ministério da Saúde emitiu uma nota em que reforça que a campanha nacional de vacinação contra a gripe continua.
A imunização está disponível gratuitamente pelo SUS em todo o país.
De acordo com dados do Ministério, até esta terça-feira, dia 27 de maio, quase 27 milhões de doses foram aplicadas — o que representa uma cobertura de pouco mais de 31% entre os grupos prioritários, como idosos, crianças e gestantes.
O Dia D de Vacinação, realizado em 10 de maio, mobilizou postos de saúde em todos os estados e aplicou 1 milhão e 500 mil doses em apenas um dia — número três vezes maior que a média diária.
O Ministério recomenda que estados e municípios façam a busca ativa do público prioritário e, se houver doses disponíveis, passem a vacinar todas as pessoas que procurarem os postos de saúde, conforme o cenário epidemiológico local.
A recomendação é intensificar a proteção contra os vírus respiratórios mais comuns nesta época do ano, como o da gripe H1N1, o VSR e o rinovírus.
A meta do governo é vacinar 90% do público prioritário até o fim do ano. Para se vacinar, não é necessário apresentar a caderneta, mas é importante levar um documento com foto e, se possível, o cartão do SUS.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.