Saúde reabre 42 leitos no Hospital da Lagoa e fortalece reestruturação da rede federal no RJ
Ao todo, foram investidos R$ 20 milhões na reestruturação da unidade. A iniciativa integra a reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro, promovida pelo programa Agora Tem Especialistas.
15/05/2026
|
10:54
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde reabriu, nessa quinta-feira (14), 42 leitos no Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro. A medida amplia em 25% a capacidade de atendimento da unidade e integra o programa Agora Tem Especialistas, voltado à reestruturação dos hospitais federais e à redução das filas do SUS.

Do total de leitos reabertos, 26 pertencem a uma ala de internação que estava fechada há cinco anos. Os espaços vão ser destinados ao atendimento pós-operatório e à clínica médica. O Governo Federal investiu R$ 20 milhões na unidade, com melhorias na infraestrutura, modernização elétrica e nova climatização.

Durante a agenda, foi anunciada a contratação de mais 200 profissionais para reforçar a capacidade assistencial do hospital. Segundo o ministério, a meta é transformar o Hospital Federal da Lagoa em referência nacional em atenção de alta complexidade à saúde da mulher, da criança e do adolescente.

Ainda no Rio de Janeiro, foi assinada portaria de nomeação de mais de 300 servidores para institutos federais de saúde do estado e do Pará. Os profissionais vão atuar em áreas como oncologia, cardiologia, traumatologia e pesquisa em saúde pública.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo