Saúde lança estratégia para vacinar 3 milhões de jovens contra HPV
Adolescentes de 15 a 19 anos são o público-alvo. Ação tem como meta corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014, quando a vacina foi introduzida no Brasil.
25/02/2025
|
11:15
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde vai promover uma estratégia nacional com o objetivo de vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV (papilomavírus humano).

A ação tem como meta corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014, quando a vacina foi introduzida no Brasil. Dessa forma, o ministério trabalha para proteger uma faixa etária vulnerável a doenças relacionadas ao HPV, como o câncer de colo do útero.

A campanha vai ser realizada prioritariamente em 121 municípios, que possuem as maiores proporções de jovens não protegidos. Essas cidades têm aproximadamente 3 milhões de adolescentes que precisam ser vacinados. O objetivo é imunizar, ao menos, 90% do público-alvo.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 7 milhões de adolescentes de 15 a 19 anos ainda não foram vacinados em 2024. Todas as orientações, para realização da estratégia, podem ser consultadas no site gov.br/saude.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade