Nos próximos seis meses, o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) passará por um estudo preliminar que verificará a viabilidade de implantação de um novo hospital universitário. A medida faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, elaborado pelo Ministério da Saúde.
O projeto prevê a criação de uma nova unidade por meio da fusão do HFSE com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, sob administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Na prática, caso haja viabilidade para a fusão, e após deliberação do Conselho da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o Hospital Federal dos Servidores do Estado será doado pelo Ministério da Saúde à universidade. Em seguida, a instituição de ensino deverá celebrar um Contrato de Gestão Especial com a Ebserh, para que a estatal passe a gerenciar a nova unidade hospitalar.
Um grupo de trabalho vai fazer um diagnóstico aprofundado para entender quais são os melhores padrões para que, no futuro, essa fusão seja possível, de forma a criar um grande e moderno espaço de assistência para atender mais e melhor a população fluminense.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin