Saúde envia equipes para ações de controle das arboviroses em quatro estados
Cronograma desta semana inclui a capital do Espírito Santo, Vitória, a cidade de São José do Rio Preto (SP), a capital acreana, Rio Branco, e a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
13/01/2025
|
15:32
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Nesta semana, quatro estados brasileiros recebem equipes técnicas do Ministério da Saúde para apoiar ações locais no controle das arboviroses.

Estão no cronograma a capital do Espírito Santo, Vitória, a cidade de São José do Rio Preto (SP), a capital acreana, Rio Branco, e a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

De acordo com a pasta, a ação de vigilância é parte dos esforços do Ministério para o controle da dengue e outras arboviroses. A ideia é a antecipar atividades de prevenção para o período sazonal das doenças.

No dia 9 de janeiro, em Brasília, a fim de acompanhar a situação em todo o país, a ministra Nísia Trindade anunciou a instalação do Centro de Operações de Emergência para Dengue e outras Arboviroses. Na oportunidade, ela também divulgou novo plano de contingência para ampliar medidas, preparar rede assistencial e conter avanço de casos.

Além do suporte técnico, os estados vão ter orientação quanto às ações de educação em saúde e mobilização social para eliminar criadouros do mosquito.

O governo federal reservou o montante de R$ 1,5 bilhão para fortalecer as ações.

Em 2025, com base em modelagens, há previsão de aumento na incidência de casos em seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Segundo o Ministério da Saúde, esses estados estão sendo monitorados ainda mais de perto.