Saúde divulga balanço dos 35 anos do SUS
Criado pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante atendimento gratuito e universal. Mais de 213 milhões de brasileiros têm acesso ao sistema atualmente.
19/09/2025
|
12:05
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos nesta sexta-feira, 19 de setembro. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 213 milhões de brasileiros têm acesso ao sistema atualmente. Por ano, são 2,8 bilhões de atendimentos realizados, com cerca de 3,5 milhões de profissionais em atividade.

Entre as ações criadas pelo SUS está a Estratégia Saúde da Família, lançada em 1994, que ampliou a Atenção Primária à Saúde em todo o país, incluindo áreas remotas e territórios indígenas. O sistema também respondeu por 30 mil transplantes realizados em 2024 e fornece medicamentos imunossupressores para pacientes.

O SUS ainda estruturou políticas como o Programa Nacional de Imunizações, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), o Brasil Sorridente, o Farmácia Popular, a Hemobrás, a Rede Alyne, o Mais Médicos e, mais recentemente, o Brasil Saudável e o Agora Tem Especialistas. A telessaúde é outro eixo de expansão, com 2,5 milhões de atendimentos em 2024.

Segundo o ministério, com o Novo PAC Saúde, estão previstas novas obras e equipamentos em todo o país, incluindo Unidades Básicas de Saúde, maternidades, policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial e ambulâncias do SAMU. A meta é universalizar o atendimento de emergência até 2026, inclusive em territórios indígenas.

O SUS também está presente na fiscalização da água, no controle de epidemias e na regulação de medicamentos.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.