Saúde conta com 70 obstetras para atender território Yanomami
Com a capacitação, o território Yanomami agora conta com 70 profissionais habilitados para atender urgências e emergências obstétricas, neonatais e infantis .
12/08/2024
|
07:44
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde deu mais um passo no projeto de redução das mortalidades materna, neonatal e infantil no Território Yanomami.

No início de agosto, 35 profissionais de saúde receberam qualificação especializada em áreas como cuidados com recém-nascidos, reanimação neonatal, transporte adequado, manejo de doenças infantis prevalentes, prevenção e tratamento de hemorragias, infecções e hipertensão pós-parto, além do uso do traje antichoque não pneumático (TAN) – equipamento utilizado em áreas remotas que garante o transporte seguro de pacientes até um hospital.

Com a capacitação, o território Yanomami agora conta com 70 profissionais habilitados para atender urgências e emergências obstétricas, neonatais e infantis na atenção primária indígena. Além disso, o Ministério da Saúde distribuiu kits do traje antichoque e de reanimação neonatal.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília,