Saúde amplia assistência farmacêutica para municípios da Amazônia Legal em emergência climática
Ministério da Saúde destina R$ 12,9 milhões e envia kits de medicamentos para 312 municípios afetados por seca, incêndios e estiagem prolongada.
17/12/2024
|
10:36
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde anunciou a destinação de recursos extraordinários para 312 municípios da Amazônia Legal que estão sob decreto de emergência climática por estiagem, seca e incêndios florestais. Assistência inclui a transferência de 12 milhões e 900 mil reais para aquisição de medicamentos e insumos. Como parte do apoio emergencial, a pasta já enviou 54 kits de calamidade pública à Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas.

Cada kit contém 29 medicamentos e 12 insumos, material suficiente para atender até 500 pessoas por três meses. Além disso, foi antecipada a entrega de itens do Programa Saúde da Mulher para apoiar as populações mais afetadas.

Os recursos serão transferidos diretamente aos fundos municipais de saúde, em parcela única, com base no porte populacional e no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O valor repassado equivale a uma parcela e meia do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (Cbaf) prevista para 2024.

Segundo o ministério, as medidas buscam minimizar os impactos das mudanças climáticas na Amazônia Legal e garantir a continuidade dos serviços de saúde básica nas regiões mais atingidas.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin