Rio Grande do Sul recebe mais de R$ 193 milhões para saúde
Recursos federais contemplam micro-ônibus, Unidades Odontológicas Móveis, ambulâncias do SAMU, salas de cirurgia e equipamentos oncológicos
11/05/2026
|
11:29
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde destinou R$ 193 milhões para o Rio Grande do Sul, recursos destinados para Fortalecer o SUS no estado e para o Novo PAC Saúde. O anúncio foi feito na última sexta-feira (8), na cidade de Canoas, quando foram entregues também 30 micro-ônibus do Caminhos da Saúde para garantir o transporte de pacientes que moram em regiões distantes; 13 Unidades Odontológicas Móveis; e quatro ambulâncias do SAMU. Foram entregues ainda sete salas de cirurgias, um tomógrafo e um novo acelerador linear para tratamento oncológico.

Dentro das iniciativas do Governo Federal para fortalecer a reconstrução da rede de saúde no Rio Grande do Sul, foram concluídas 10 obras e outras 56 estão em execução em 33 municípios afetados pelas inundações provocadas pelas chuvas de 2024.

No Hospital Universitário de Canoas, foram concluídas cinco salas de cirurgia geral e duas salas de cirurgia oftalmológica, que somam R$ 10,6 milhões. O mutirão de cirurgias de catarata já está agendado a partir desta segunda-feira (11). A unidade também foi contemplada com um tomógrafo, capaz de realizar 70 exames especializados por dia, com investimentos de R$ 2,1 milhões.

Os 30 micro-ônibus do programa Agora Tem Especialistas contam com investimentos de R$ 16,4 milhões, e vão beneficiar pacientes de 30 municípios. Com essa entrega, o Ministério da Saúde alcança a marca de 133 veículos distribuídos em todo o país por meio do programa.

As 13 Unidades Odontológicas Móveis vão ampliar o acesso à saúde bucal de 13 municípios do interior gaúcho. Foram investidos R$ 5,19 milhões.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Danielle Popov.