O Ministério da Agricultura e Pecuária inaugurou 98 novas estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, no Rio Grande do Sul. A ampliação praticamente dobra a capacidade de monitoramento climático no estado e faz parte das ações do Governo do Brasil após as enchentes de 2024.
Com investimento de R$ 12,8 milhões, a nova estrutura substitui equipamentos antigos e amplia a cobertura em regiões que antes não contavam com monitoramento meteorológico. As estações operam de forma automatizada e transmitem dados em tempo real sobre chuva, temperatura, umidade, vento, pressão atmosférica e condições do solo.
Segundo o Ministério da Agricultura, os equipamentos vão fortalecer os sistemas de prevenção a desastres naturais e melhorar a previsão do tempo no estado. As informações também devem auxiliar produtores rurais no planejamento das safras e na redução de prejuízos causados por eventos climáticos extremos.
Os dados das estações já estão disponíveis ao público no portal do Inmet. Com a nova rede, o Rio Grande do Sul passa a figurar entre os estados brasileiros com maior cobertura de monitoramento meteorológico automático do país.
Acesse em: portal.inmet.gov.br.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.