Neste domingo, 19 de outubro, o Revalida, Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, e o Enamed, Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, vão ser aplicados em todo o país. Os dois exames para a área médica ocorrem no mesmo horário. Os portões abrem ao meio-dia e fecham à uma da tarde, no horário de Brasília. As provas começam uma e meia da tarde e terminam às seis e meia da tarde. Os exames são realizados pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
O Enamed avalia a formação dos estudantes de medicina e tem 100 questões de múltipla escolha. De acordo com o MEC, o resultado do participante pode ser usado para ingresso em programas de residência médica, por meio do Enare, o Exame Nacional de Residência. Já o Revalida é voltado a médicos formados no exterior que desejam atuar no Brasil. A prova terá também 100 questões objetivas, todas baseadas na matriz de referência comum para a avaliação da formação médica.
Os participantes devem levar um documento de identificação oficial com foto, emitido por órgãos brasileiros. São aceitos Carteira de Identificação Nacional, RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou documento digital apresentado em aplicativo oficial ou no gov.br. Para participantes estrangeiros, valem documentos como passaporte ou carteira migratória. A lista completa com todos os documentos permitidos está disponível no endereço gov.br/mec.
O Inep recomenda que os inscritos também levem o cartão de confirmação, disponível nos sistemas dos exames.
Com supervisão de Thayssa Victoria, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.