Retrato da Educação Infantil 2025 é prorrogado até 29/9
Com mais de 4,8 mil municípios participantes, MEC ampliou prazo para gestores municipais e do DF responderem ao questionário por meio do Simec. Foco é diagnosticar e otimizar atendimento de crianças de 0 a 5 anos.
23/09/2025
|
10:16
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O prazo para gestores educacionais dos municípios e do Distrito Federal responderem ao levantamento Retrato da Educação Infantil 2025 foi prorrogado até o dia 29 de setembro. A pesquisa é organizada pelo Ministério da Educação e tem como objetivo melhorar o atendimento das crianças de zero a cinco anos em todo o país.

Até agora, mais de 4 mil e 800 municípios já preencheram o questionário, que deve ser respondido pelo secretário de Educação ou por alguém indicado oficialmente. O levantamento reúne informações sobre gestão, infraestrutura e demanda por vagas. Segundo o governo federal, o tempo de preenchimento é de cerca de 30 minutos e os dados ficam protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

O Ministério da Educação avalia que o resultado vai ajudar governo federal, estados e municípios a entenderem melhor a situação da educação infantil no Brasil e planejar políticas públicas educacionais, com critérios éticos rigorosos para assegurar o uso responsável e a integridade dos dados coletados. 

Municípios que tiverem dúvidas podem entrar em contato pelo e-mail dimam.seb@mec.gov.br

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo