O “Renegocia!”, programa de renegociação de dívidas do governo federal, vai até 17 de janeiro. Com a iniciativa, as famílias vão ter a possibilidade de renegociar débitos com bancos, empresas de serviços essenciais, comércio varejista e outros setores. Os descontos podem ultrapassar 90% do valor devido, e os acordos permitem o parcelamento dos débitos.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública explica que a ação contribui para a retomada do crédito e o aquecimento da economia, além de promover a cultura financeira e incentivar o uso responsável do dinheiro. De acordo com a Serasa, o Brasil enfrenta uma crescente taxa de inadimplência com mais de 70 milhões de consumidores negativados.
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, destaca que o “Renegocia!” é uma oportunidade para milhões de famílias voltarem a ter tranquilidade financeira e dignidade. Para participar do programa, basta acessar o portal consumidor.gov.br ou ir até uma unidade do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon).
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin