A Região Norte teve o melhor início de ano da aviação civil na última década. Entre janeiro e abril, mais de 1 milhão e 800 mil passageiros passaram pelos aeroportos da região, resultado 3% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram crescimento tanto nos voos nacionais quanto internacionais. Para a agência, em uma região onde muitas cidades dependem do transporte aéreo para acesso a serviços, trabalho e oportunidades, a expansão da aviação representa mais conectividade para a população.
Belém e Manaus lideram a movimentação de passageiros, seguidas por Palmas, Porto Velho e Santarém. Para ampliar esse avanço, o governo federal aposta no programa AmpliAR, que prevê mais de 5 bilhões de reais em investimentos privados para modernizar aeroportos regionais e fortalecer a integração de áreas remotas à malha aérea nacional. Na região Norte, aeroportos de Rondônia e Tocantins já estão incluídos na iniciativa, que busca facilitar deslocamentos e impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Legal.
Com redação de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade.