Castigada por um período de seca extrema, a Região Norte vai receber 150 purificadores de água portáteis. O anúncio foi feito pelo presidente Lula durante visita ao Amazonas, nesta terça-feira (10). Junto com uma comitiva de ministros, o presidente sobrevoou a região de Manaquiri e visitou uma comunidade indígena na região e também moradores de Tefé.
Os purificadores foram doados por empresas privadas e produzidos por uma startup paulista. Os equipamentos foram transportados pela Força Aérea Brasileira para Manaus, inicialmente.
De acordo com o governo federal, os purificadores possuem tecnologia avançada, 100% brasileira, eficiente e de fácil manuseio. Eles funcionam com energia elétrica, placa voltaica, bateria e geradores e conseguem filtrar até dez mil litros de água doce contaminada por dia ou quatro litros por minuto.
A purificação funciona da mesma forma que uma estação de tratamento: a água contaminada passa pelo tratamento com cloro, depois por filtros que removem partículas e, por fim, vai para membranas de ultrafiltração. Essa membrana tem filamentos internos com capilaridade tão pequena que reduz em 99,5% a presença de partículas e elimina 100% de vírus e bactérias que podem estar presentes.
Os mesmos modelos de purificadores foram usados para atender a população gaúcha atingida pelas enchentes em maio.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.