Recorde: Disque 100 registra 657,2 mil denúncias em 2024
Em âmbito nacional, o número total de violações dos direitos humanos se aproximou dos 4,5 milhões de casos em 2024.
07/01/2025
|
10:33
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O serviço gratuito e acessível para registro e encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos, conhecido como Disque 100, registrou mais de 650 mil denúncias em 2024 – um aumento de 22% em relação a 2023.  Os dados divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) representam um novo recorde da série histórica.

Para a coordenadora-geral do Disque 100, Franciely Loyze, os indicadores refletem a confiança da população no serviço. Além das ligações telefônicas, as denúncias podem ser feitas via WhatsApp e Telegram. Pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem entrar em contato por videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em âmbito nacional, o número total de violações se aproximou dos 4,5 milhões de casos em 2024. Os números mostram que a maioria das vítimas são do gênero feminino, pessoas brancas e com idade entre 70 e 74 anos. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram entre os estados com o maior número de denúncias.

Em 2025, o serviço vai ganhar uma nova central de atendimento para monitorar de forma contínuo as denúncias enviadas aos órgãos. As inovações têm ainda o objetivo de capacitar os atendentes e alterar a escala de trabalho dos profissionais do sistema 6x1 para 5x2, com objetivo de melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores. A licitação está em fase de publicação do edital.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade