Para evitar que tragédias como a ocorrida em 2024 no Rio Grande do Sul se repitam, o governo federal criou, em dezembro de 2024, o Firece – Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos.
O fundo recebeu um aporte inicial de R$ 6,5 bilhões e tem como objetivo financiar obras de mitigação de riscos, como drenagem urbana, canais, diques, estações de bombeamento e sistemas de contenção. A ideia é garantir maior segurança às populações vulneráveis e adaptar a infraestrutura urbana às novas realidades climáticas.
Os projetos são definidos em conjunto pelos governos federal e estadual, e os pagamentos são feitos diretamente aos fornecedores, a partir da demonstração da execução das obras e serviços, de acordo com as diretrizes do fundo.
O governo federal também deu início à formulação de um plano sistêmico de médio e longo prazos com foco no enfrentamento às mudanças climáticas. Técnicos e especialistas em recursos hídricos estão sendo ouvidos para identificar soluções integradas e permanentes que protejam a população de áreas de risco diante das mudanças do clima.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade