Receita Federal combate contrabando de cigarros em operação nacional
Operação Fumus Iuris ocorre em várias capitais do país. Desde 2024, mais de 3,6 milhões de cigarros eletrônicos já foram apreendidos.
07/05/2025
|
15:36
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Receita Federal iniciou a Operação Fumus, do latim "fumaça", para combater o comércio de cigarros convencionais e eletrônicos contrabandeados para o país. A ação ocorre em várias capitais do país, como Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte.

Dezenas de estabelecimentos estão sendo fiscalizados. Desde 2024, mais de 3,6 milhões cigarros eletrônicos já foram apreendidos.

Esses produtos são proibidos no Brasil e não têm qualquer controle sanitário. Segundo a Anvisa, Agência de vigilância sanitária, eles contêm substâncias tóxicas que podem causar doenças respiratórias, cardíacas e danos ao cérebro, com efeitos especialmente nocivos em jovens. Além dos riscos à saúde, o contrabando alimenta o crime organizado, gera perdas para os cofres públicos, sonega impostos e prejudica empresas legais.

Os responsáveis pelas mercadorias apreendidas podem responder por contrabando. Os estabelecimentos ainda terão os CNPJs suspensos.

De acordo com a Receita Federal, mais ações do tipo podem ser esperadas para os próximos meses.

Com supervisão de Raquel Mariano, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.