O Rio de Janeiro vai implementar o primeiro núcleo de atendimento do Programa Semear, criado pelo governo federal para democratizar o acesso ao esporte de pessoas com deficiência.
Uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Instituto Benjamin Constant (IBC), com investimento anual de R$ 220 mil, vai permitir a criação do espaço para o programa. Ao todo, serão atendidos aproximadamente 60 crianças e jovens, de seis a 18 anos incompletos. Os alunos terão acesso gratuito a profissionais especializados, uniformes, além de materiais e equipamentos esportivos e pedagógicos voltados para as modalidades de goalball, natação e judô. E 50% das vagas do programa serão destinadas a meninas e mulheres.
De acordo com o Ministério do Esporte, a prática esportiva do Semear vai ajudar a identificar novos talentos no paradesporto, além de apoiar o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência.
O Instituto Benjamin Constant, selecionado para o início das atividades, fica no bairro da Urca, na capital fluminense, e é referência nacional na educação e capacitação profissional de pessoas cegas, com baixa visão e surdocegas, com oferta de atividades há 170 anos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ana Gabriella Sales.