O Programa Mulheres Mil, iniciativa interministerial dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Educação (MEC), vai oferecer 10 mil novas vagas em cursos gratuitos na área de cuidados. No total, serão 40 mil vagas gerais. Outras 900 vagas vão ser destinadas especificamente a trabalhadoras domésticas.
De acordo com o governo federal, a expansão do programa foi possível graças ao uso de recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD), vinculado ao Ministério da Justiça, e foi motivada pelo sucesso do projeto-piloto realizado em 2024, que teve 82% de taxa de conclusão.
Ainda segundo o governo, o Mulheres Mil visa promover a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, com cursos de qualificação profissional com carga horária mínima de 160 horas. A formação é oferecida por Institutos Federais de vários estados e integra o Plano Nacional de Cuidados.
Até esta sexta-feira (11), acontece em Brasília um ciclo de formação para gestores e equipes técnicas, promovido pelo MEC, com o objetivo de alinhar diretrizes e capacitar os responsáveis pela implementação dos cursos nas instituições.
Acesse mais informações pelo gov.br/mds
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo