No dia 12 de setembro, 103 indígenas de 17 etnias concluíram cursos do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), em Manaus. As formações, em Agente de Fiscalização Ambiental e Assistente Administrativo, foram realizadas em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e planejadas para atender às comunidades da região metropolitana da capital amazonense.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o PMQ prioriza jovens, mulheres, pessoas negras, quilombolas, indígenas, trabalhadores rurais, trabalhadoras domésticas, a comunidade LGBTQIA+ e egressos do sistema prisional. Desde a criação, o programa já disponibilizou mais de 182 mil vagas em cursos de qualificação.
Os cursos integram o Projeto Onda Verde, que prevê a qualificação de 1.580 pessoas em oito áreas estratégicas, com foco em inclusão social, sustentabilidade e valorização da cultura indígena.
O MTE publicou um edital destinado à seleção de projetos de organizações da sociedade civil para oferecer qualificação gratuita a 18 mil pessoas. Para saber mais, acesse: gov.br/trabalho-e-emprego.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Barroso