O governo federal instituiu oficialmente o Programa Escola que Protege, uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Justiça e Segurança Pública. O programa tem o objetivo de combater a violência nas escolas e promover um ambiente mais seguro e inclusivo. A portaria interministerial que formaliza o programa foi publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU).
O programa estabelece estratégias pedagógicas e intersetoriais para prevenir agressões e garantir resposta rápida a casos de violência extrema. A proposta é reforçar ações como a formação de professores, combate ao bullying e promoção da cultura de paz.
Entre as ações, estão cursos online oferecidos pelo MEC para capacitar profissionais da educação, além de materiais pedagógicos sobre práticas restaurativas, mediação de conflitos e acolhimento de vítimas de violência escolar.
As redes de ensino estaduais e municipais podem aderir ao Escola que Protege voluntariamente. A adesão será feita por meio da assinatura de um termo no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Para saber mais, acesse gov.br/mec.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.