Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) - reconhecido como uns dos maiores programas de vacinação do mundo - se reuniu com a Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Manaus , para planejar a Operação Gota 2025.
A previsão é que o PNI invista cerca de R$ 20 milhões na ação, que vai disponibilizar todas as 22 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com exceção da vacina contra a dengue – que não está recomendada para áreas remotas e de difícil acesso.
Além disso, o Ministério da Saúde vai promover treinamento especializado para as equipes locais, garantindo a eficácia e a segurança na administração dos imunizantes.
A operação facilita ainda o transporte de vacinas, medicamentos e equipes de saúde, oferecendo suporte a emergências e atendimentos médico-hospitalares de baixa complexidade, contribuindo para a ampliação da cobertura da atenção primária nessas regiões.
A iniciativa tem como objetivo vacinar populações que vivem em áreas remotas e de difícil acesso, abrangendo regiões de fronteira e alcançando comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e rurais na Amazônia Legal.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin