Professores de todo o país já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) por meio do sistema Mais Professores, do Ministério da Educação (MEC). O documento é gratuito, tem validade de dez anos e pode ser emitido por docentes das redes pública e privada de todos os níveis e etapas de ensino.
A carteira nacional funciona como documento de identificação e dá acesso a benefícios como meia-entrada em cinemas, teatros e shows, além de vantagens do programa Mais Professores para o Brasil. Entre os benefícios estão cartões de crédito com condições especiais, desconto em hotéis e parcerias com lojas e serviços do programa #TôComProf.
Para solicitar, o professor deve acessar o sistema Mais Professores com login na conta gov.br, conferir os dados pessoais, inserir endereço e contatos e enviar uma foto conforme as orientações. Após confirmar as informações, o sistema gera automaticamente a versão digital da carteira, que pode ser baixada na hora.
De acordo com o MEC, o programa Mais Professores foi criado para valorizar o magistério, fortalecer a formação docente e incentivar a permanência de profissionais na educação pública. A iniciativa deve atender cerca de 2,7 milhões de professores em todo o país.
Para saber mais e gerar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), acesse o site: maisprofessores.mec.gov.br.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé