O governo federal vai implementar medidas emergenciais para enfrentar a infestação da praga “vassoura-de-bruxa” nas lavouras de mandioca no Amapá.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai coordenar um projeto de segurança alimentar, com sistemas de cultivo e distribuição de mudas sadias de macaxeira. Já o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional vai levar casas de farinha móveis às comunidades agrícolas e indígenas. Nesses locais, a produção de farinha e outros derivados será feita em ambiente controlado, diminuindo o risco de contaminação.
Para proteger a renda dos produtores, a comercialização da mandioca foi flexibilizada. A venda direta ao consumidor está permitida, desde que a mandioca-mansa seja descascada, cortada e embalada na própria propriedade. A mandioca-brava pode ser processada na região produtora, e a farinha transportada para venda posteriormente.
Paralelamente, a Embrapa desenvolve pesquisas para criar variedades de mandioca tolerantes à praga, com recursos próprios da instituição.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin