O valor da produção da pecuária e da aquicultura no Brasil alcançou R$ 132,8 bilhões em 2024, crescimento de 8,8% em relação ao ano anterior. Os dados fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A produção de leite bateu recorde, chegando a 35,7 bilhões de litros e movimentou mais R$ 87 bilhões, mesmo com a redução no número de vacas ordenhadas, o menor desde 1979. Também houve recordes na produção de ovos, com quase 5,5 bilhões de dúzias, e na produção de mel, que passou de 67 milhões de quilos.
Na aquicultura, o destaque foi a piscicultura, que cresceu mais de 10% e somou valores próximos a 725 mil toneladas, puxada pela tilápia, responsável por quase 70% da produção. A criação de camarão também registrou recorde, com 146,8 mil toneladas, concentradas no Nordeste.
O rebanho bovino caiu 0,2% e fechou o ano com 238 milhões de cabeças, o segundo maior da série histórica. Já o rebanho de caprinos chegou a números inéditos com 13,3 milhões; e o de ovinos com 21,9 milhões de animais impulsionados pelo Nordeste.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.