A produção aquícola em Águas da União cresceu 20% em 2024, segundo o novo Boletim da Aquicultura, lançado nessa terça-feira (7) pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. O levantamento mostra que o país produziu mais de 148 mil toneladas de pescados no ano passado, movimentando mais de R$ 1,2 bilhão em Valor Bruto da Produção.
Pela primeira vez, o boletim traz dados de rastreabilidade dos alevinos — os filhotes de peixe — cultivados em tanques-rede, o que, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, fortalece a transparência e o controle da cadeia produtiva.
Durante o lançamento, o governo federal destacou que as informações vão orientar políticas públicas e melhorar as condições de cultivo em todo o país.
No evento ocorreu ainda a entrega o 2º Prêmio Nacional de Fotografia Olhares da Aquicultura, que reconhece o trabalho de quem vive e impulsiona o setor. Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, o prêmio valoriza as pessoas que constroem, com esforço e dedicação, a aquicultura brasileira.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo