Nesta quarta-feira, 3 de junho, ministros participaram de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.
Ao fazer um balanço da economia, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, frisou que atualmente a maioria da população brasileira paga menos imposto do que pagava ao final de 2022. Segundo ele, desde 2023 foram gerados mais de 5 milhões de empregos, o que contribuiu para que mais trabalhadores ficassem isentos do Imposto de Renda após a aprovação da lei no ano passado.
Durante a reunião ministerial, a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, apresentou um balanço das principais entregas do Governo do Brasil nos últimos dois meses e das ações previstas para os próximos meses em áreas como desenvolvimento social, saúde, educação e habitação. Ela destacou que o país atingiu o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de sua história, entrando pela primeira vez no grupo de “muito alto desenvolvimento humano”. Também citou a aprovação da proposta que prevê o fim da Escala 6x1 na Câmara, a extinção da chamada “Taxa das Blusinhas” e a redução da fila do INSS, que caiu de 3,1 milhões em janeiro para 2,2 milhões em maio.
O discurso do presidente Lula e dos ministros está disponível no portal da Rádio Gov. Para acessar o conteúdo, entre em radiogov.ebc.com.br.
Com redação de Thayssa Victória, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.