Prazo para isenção do Enem 2026 é prorrogado até 30 de abril
Candidatos ganham mais tempo para pedir gratuidade na inscrição do exame pela Página do Participante.
27/04/2026
|
13:02
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram até o dia 30 de abril o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2026. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, em: enem.inep.gov.br/participante.

Têm direito à gratuidade estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio, além de candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico. Quem faltou ao Enem 2025 e quer nova isenção precisa justificar a ausência dentro do mesmo prazo.

A orientação é que o candidato fique atento às regras e aos prazos para não perder o benefício. O resultado dos pedidos será divulgado posteriormente pelo Inep.

Lembrando, para solicitar a isenção, acesse: enem.inep.gov.br/participante.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.