Começou, nesta quarta-feira (8), o prazo para pedir dispensa da prova do Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, 2024. Os estudantes que não fizeram o exame por motivos previstos no edital têm até o dia 7 de fevereiro para solicitar a dispensa.
Entre os motivos aceitos estão: acidente, perda, furto ou roubo de documento de identificação, saúde, maternidade, paternidade, luto, casamento, assalto, compromissos profissionais e privação de liberdade. Para pedir a dispensa, é necessário comprovar o motivo com documentação.
O pedido pode ser feito pelo estudante ou pela instituição, dependendo da situação. Os coordenadores de curso também podem registrar casos específicos no Sistema Enade.
Quem tiver a solicitação aceita será considerado regular, desde que tenha preenchido o Questionário do Estudante.
O Enade é obrigatório para concluintes dos cursos de graduação e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele mede o desempenho dos estudantes em relação ao curso, suas competências e a atualização sobre o Brasil e o mundo.
O exame, criado em 2004, ajuda a avaliar a qualidade dos cursos e instituições de ensino superior no país. Os resultados também são usados para calcular indicadores de qualidade da educação superior.
A partir da edição de 2024, o Enade passou a avaliar a prática dos estudantes de licenciaturas, com foco nos cursos que formam professores para a educação básica, como matemática, letras, biologia e história.
Com supervisão de Raquel Mariano, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima