O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de adesão ao Novo Pronacampo. Estados e municípios agora têm até o dia 3 de novembro para participar da Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas. O prazo anterior terminava no domingo, dia 5 de outubro. A adesão é voluntária e deve ser feita pelo Simec, o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle. Para orientar os gestores na inscrição, o MEC elaborou um Guia de Navegação, disponível no site gov.br/mec.
O programa busca ampliar e qualificar a oferta de ensino nas escolas do campo. A política também prevê melhorias na infraestrutura, formação de professores e materiais didáticos específicos.
Segundo o Ministério da Educação, até esta segunda-feira (6), o Nordeste lidera as adesões, com 73,5% dos municípios elegíveis participando, o equivalente a quase 1800 escolas. A Paraíba tem o maior índice regional, com quase 96% de adesão, e o Acre já atingiu 100% dos municípios elegíveis. Ainda de acordo com o balanço, a região Sul é a que tem o menor índice de adesão de municípios, com 26,3%. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste; Sudeste; e Norte.
Para saber mais sobre o Pronacampo e como aderir, acesse gov.br/mec.
Com supervisão de Claudimário Carvalho, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.