Política nacional vai ampliar cabos submarinos de internet no Brasil
Iniciativa vai reforçar a posição do país como um dos protagonistas mundiais em conectividade digital, com a ampliação da infraestrutura de telecomunicações, e terá tomada de subsídios a partir de terça (13).
13/05/2025
|
11:31
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Está aberta, a partir desta terça-feira (13), uma consulta pública na plataforma Participa Mais Brasil para colher sugestões da sociedade e do setor de telecomunicações sobre a Política Nacional de Cabos Submarinos.  O prazo para envio de contribuições é de 45 dias.

De acordo com o governo federal, a Política Nacional de Cabos Submarinos deve ampliar a infraestrutura de internet no Brasil e reforçar a posição do país como protagonista global em conectividade digital. Ainda segundo o governo, o objetivo da consulta é reunir contribuições que ajudem a definir diretrizes de expansão para o plano.

Entre os temas em debate estão incentivos para instalação de zonas de interesse para ancoragem (ZIAs) em regiões menos desenvolvidas e mecanismos para fomentar a indústria nacional de componentes e critérios de sustentabilidade.

A previsão, segundo o Ministério das Comunicações, é que a Política Nacional de Cabos Submarinos seja lançada oficialmente até o fim do ano, após a análise das contribuições.

Para participar da consulta pública, o cidadão deve acessar a plataforma gov.br/participamaisbrasil

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo