PNAE garante 50 milhões de refeições diárias a estudantes da rede pública
Programa Nacional de Alimentação Escolar atende quase 40 milhões de alunos em todo o país e se consolida como referência internacional no combate à fome e na melhoria da aprendizagem.
24/09/2025
|
13:00
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo federal, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece diariamente cerca de 50 milhões de refeições a estudantes da rede pública em todas as etapas da educação básica. A iniciativa beneficia quase 40 milhões de crianças e adolescentes e tem sido apontada como modelo internacional na integração entre nutrição e educação.

Durante a 2ª Cúpula Global da Coalizão para Alimentação Escolar, em Fortaleza, de 18 a 19 de setembro, representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destacou que não há educação de qualidade sem alimentação adequada. A equipe defendeu o fortalecimento do PNAE como maior programa do mundo no setor. A meta é garantir, até 2030, acesso diário a uma refeição saudável para 724 milhões de crianças no planeta.

O encontro reuniu delegações de 80 países e apresentou avanços registrados no relatório “O Estado da Alimentação Escolar 2024”, que mostrou crescimento no número de crianças atendidas em todo o mundo, especialmente em países de baixa renda.

No Brasil, o programa é financiado pelo FNDE, que repassa recursos às secretarias de educação e prefeituras em até dez parcelas anuais. Pelo menos 30% do orçamento deve ser destinado à compra de alimentos da agricultura familiar, para estimular a economia local e garantir qualidade na merenda escolar.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.