Mais de 24 mil pessoas contribuíram com sugestões na consulta pública para a elaboração da Estratégia Nacional de Adaptação e da Estratégia Nacional de Mitigação, dentro do Plano Clima. A ação é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Encerrado em 9 de maio, o processo registrou mais de 4 mil comentários, com participação crescente até os últimos dias. Só na última semana, o número de contribuições aumentou mais de 500%.
O Plano Clima é a política nacional que vai guiar o Brasil no enfrentamento da mudança do clima até 2035. Segundo informações do governo federal, ele se apoia em dois pilares: mitigação, que busca reduzir a emissão de gases de efeito estufa, e adaptação, para preparar o país para os impactos das mudanças climáticas.
Ainda de acordo com o governo, os planos setoriais mais comentados foram os de Energia, Saúde e Agricultura e Pecuária — além de temas como Biodiversidade, Segurança Alimentar e Igualdade Racial.
E tem mais por vir! Os planos de mitigação ainda vão passar por consulta pública. As contribuições vão ser analisadas e levadas ao Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé