PIB avança 0,9% no terceiro trimestre
As altas nos Serviços (0,9%) e na Indústria (0,6%) contribuíram para a taxa positiva, ainda que a Agropecuária tenha recuado 0,9% no período.
03/12/2024
|
13:42
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O PIB, Produto Interno Bruto, do país cresceu (0,9%) na passagem do segundo trimestre para o terceiro trimestre deste ano.

As altas nos Serviços (0,9%) e na Indústria (0,6%) contribuíram para a taxa positiva, ainda que a Agropecuária tenha recuado 0,9% no período.

Em valores correntes, foram gerados R$ 3,0 trilhões. De janeiro a setembro, o PIB acumulou alta de 3,3%, enquanto nos últimos quatro trimestres, a alta foi de 3,1%. Frente ao 3º trimestre de 2023, o indicador cresceu 4,0%, sendo a 15ª alta consecutiva nesta base de comparação. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta terça-feira (3) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Pela ótica da demanda, o investimento (Formação Bruta de Capital Fixo) cresceu 2,1% em relação ao trimestre anterior. Na mesma comparação, a Despesa de Consumo das Famílias aumentou 1,5% e a do Governo cresceu 0,8%.

No que se refere ao setor externo, houve queda de 0,6% nas Exportações de Bens e Serviços e alta de 1,0% nas Importações de Bens e Serviços.

O Sistema de Contas Nacionais apresenta os valores correntes e os índices de volume trimestralmente para o Produto Interno Bruto a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços básicos, consumo pessoal, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços.

Mais informações em ibge.gov.br

Da Agência Rádio Gov em Brasília